quarta-feira, 26 de outubro de 2011

#Dicas: Como Fazer uma Prova de Iron Butt

Boa tarde amigas e amigos do motociclismo. Assim como eu, vocês já devem ter ouvido falar muito no Iron Butt não é mesmo?! Bem, embora tivesse uma noção de como funcionava, resolvemos dar uma pesquisada e encontramos esse excelente texto  na internet.

Projeto
Boa parte do sucesso para realizar um Iron Butt é um projeto bem feito. Comece programando a rota que deseja fazer. Procure estradas que você já conheça e que você consiga manter uma boa velocidade. Melhor são as pistas duplicadas e com poucas curvas, para não perder tempo com ultrapassagens ou trânsito intenso. A IBA recomenda não fazer roteiros de ida e volta pelo mesmo caminho, pois a comprovação pode gerar desconfiança por parte dos certificadores. Se você pretende fazer um roteiro que chegue no mesmo ponto de saída, procure montar uma rota próxima a um círculo ou qualquer figura geométrica. Se possível, inicie numa cidade e termine em outra bem distante, formando quase uma linha reta. Se você fizer um roteiro para sair de uma cidade, chegar em outra com uma distância inferior à quilometragem necessária, você terá que fazer alguns desvios e, se estes desvios implicarem na formação de um vértice no decorrer da rota, abasteça num posto bem próximo a este vértice, assim você comprova que foi até aquele ponto e não "pegou atalho" para reduzir a distância.






Outra recomendação da IBA, é ter uma margem de segurança acima do necessário. Se for fazer um SS1000 (1.000 milhas em 24 horas), que dá 1.609 kms, considere percorrer no mínimo 1.700 kms antes de parar, pois devido as diferenças dos tamanhos dos pneus das motocicletas, podem haver variações nas quilometragens. Se estiver percorrendo o trecho com um GPS, você poderá contabilizar a distância do GPS, pois ele mede a distância real percorrida na esfera terrestre, independente do tamanho do veículo, rodas, pneus, etc. Só para ter uma idéia, no meu SS3000 feito de 21 a 24 de abril de 2.010, enquanto o GPS marcou 4.856 kms no final da prova, o odômetro da moto apresentava 5.126 kms rodados.
Horário de Saída
O horário de saída deve ser definido baseado numa série de variáveis, tudo vai depender do projeto e das estradas que serão percorridas. Eu já fiz certificações saindo 21 horas, meia-noite, meio-dia, etc. Avalie o seu projeto e programe para passar a noite nas estradas que tem melhores condições de tráfego, ou sejam duplicadas ou que você já conheça, deixando as estradas piores ou desconhecidas para passar de dia. Ou seja, baseado no projeto você deve estimar onde deverá estar em cada horário, com isso você programa se quer passar naquele trecho de dia ou a noite e define o horário de saída. Lembre-se também de programar as estradas e os sentidos que você passará nela com base na localização do sol. Evite trafegar com o sol na sua cara, principalmente no início da manhã ou no final da tarde, pois isso poderá te dar muito sono e uma sensação de maior cansaço.
Como começar
Convide um amigo para ser sua testemunha e estar no posto onde você vai largar. Sim, no posto, porque irá valer o horário de saída a mesma hora que estiver no cupom fiscal do abastecimento. Se você programou para sair ao meio-dia, por mais que você chegue e abasteça antes, deixe para tirar o cupom fiscal minutos antes da largada. O seu amigo não precisará fazer nada neste momento, somente testemunhar e assinar o documento de testemunha quando você for encaminhar para a IBA.
Durante a prova
Carregue contigo uma planilha em branco para preencher durante todo o percurso em todas as paradas e uma caneta ou lápis. Coloque esta planilha dentro de um saco plástico para proteger da chuva e deixe em um local de fácil acesso. Leve também outro saco plástico para guardar os cupons fiscais dos abastecimentos. Eu costumo colocá-los em um saco plástico tipo Ziploc, para ficar bem vedado.
Sempre que você parar para abastecer ou por mais de 15 minutos em qualquer lugar, você deve preencher a planilha com todas as informações daquele ponto. Em geral, as paradas são sempre nos postos de combustíveis, onde você irá abastecer, ir ao banheiro, fazer as refeições, etc. Se você precisar parar em qualquer lugar por algum outro motivo, preencha a planilha com as informações do local, data, hora e o motivo da parada. Se for demorar em algum posto mais que o tempo normal de abastecimento, não faz diferença abastecer na chegada ou na saída, o que importa é que o cupom fiscal esteja mostrando um horário compreendido entre o horário de chegada e saída. Se o cupom fiscal apresentar uma data e/ou horário errado, o que é comum no Brasil, principalmente nos horários de verão ou estados que tem fuso horário diferente de Brasília, anote no verso a informação correta colocando: CORRECT DATE 99/99/9999 e CORRECT TIME 99:99 hs e peça ao funcionário do posto para assinar e carimbar embaixo. Um ou outro comprovante pode estar com horário errado e você corrigir no verso, o que não pode é todos eles estarem errados, senão poderá gerar desconfiança por parte dos certificadores. Se eles tiverem qualquer desconfiança, poderão telefonar para os postos e testemunhas buscando maiores esclarecimentos e, mesmo assim, não acreditar. Eu prefiro parar para abastecer em postos médios. Os postos muito grandes tomam bastante tempo, porque geralmente tem muitas pessoas abastecendo e o local para pagamento é distante da bomba. Os pequenos demais podem não ter cupom fiscal eletrônico e emitir notas fiscais manuais, neste caso é necessário escrever a data e hora correta.
Final da prova
Assim que você completar a quilometragem necessária para a certificação, já com uma margem maior de segurança, pare num posto e abasteça, pois este último cupom fiscal de abastecimento valerá como local, data e hora do término da prova. Você também precisará de uma testemunha de chegada que irá assinar um documento comprovando que você esteve naquele posto naquele dia e hora. Eu procuro programar o final da prova em alguma cidade onde tenha um conhecido para ele ser a minha testemunha oficial.
Supondo que você termine a prova (+ ou - 1.700 kms) a uns 100 kms antes do local combinado com a testemunha. Assim que completar os 1.700 kms, pare, abasteça para comprovar o término e continue até o local de encontro com a testemunha. Mesmo que você ultrapasse as 24 horas para percorrer estes últimos 100 kms para o encontro com a testemunha, é importante ter abastecido dentro do prazo necessário para a comprovação do tempo e quilometragem.
Custo
É simples você calcular quanto irá gastar para fazer uma prova de Iron Butt. Se for fazer um SS1000, divida os 1.700 kms pela média de quilometragem que sua moto faz para saber quantos litros de combustível vai gastar. Multiplique este valor pelo valor médio do litro de combustível e terá o custo total gasto com os abastecimentos. Some os valores dos pedágios, alimentação e mais alguns gastos extras. Não esqueça de prever as despesas com uma eventual necessidade de mecânico, guincho, borracheiro, etc. A certificação do Iron Butt você pagará mais tarde, somente quando for efetivamente certificado e custa, mais ou menos, 45 dólares cada modalidade.
Documentos
Depois de terminada a prova e retorno para sua casa, junte todos os documentos conforme relação abaixo e encaminhe paraIBA para certificação. Desconheço o prazo limite para encaminhar os documentos, pois sei de motociclistas que levaram mais de seis meses para enviar. Eu geralmente envio no máximo um ou dois meses após terminada a prova, que é o tempo necessário para preparar toda a documentação. Depois que a IBA recebe todos os documentos, levam mais uns 8 meses para analisar tudo e encaminhar o certificado. Lembrando que eles recebem documentos do mundo todo e de várias modalidades para analisar. Cada um deles é visto com cautela e, se desconfiarem de algo, pode atrasar o processo ainda mais. Por isso é bom revisar toda a documentação antes de encaminhar. Quanto aos cupons fiscais, verifique se todos estão com as datas e horas corretas, ou feitas as correções no verso e devidamente carimbadas, assinadas e tenham todas as informações do posto, como cidade, endereço e telefone. Compare com as informações lançadas na planilha do log, pois os horários de abastecimentos devem estar entre a hora de chegada e saída anotada na planilha. Não encaminhe os originas dos cupons fiscais, apenas uma cópia legível. Guarde os comprovantes originais para eventualmente uma necessidade de reenvio. Todos os documentos devem estar no idioma inglês, com exceção apenas dos cupons fiscais.
Envio da documentação
Carta - É uma carta para a IBA informando os detalhes da modalidade feita. Coloque as informações dos documentos que você está encaminhando, o percurso efetuado descrevendo as principais cidades por onde passou e as cidades que parou para abastecer. Relacione os participantes que completaram a prova e assinatura de todos os membros.
Termo de Inscrição - Deve ser feito um termo de inscrição para cada participante da prova contendo todas as informações pessoais, inclusive os telefones e e-mail para o caso de algum contato da IBA.
Termo de Largada - Cada participante deve fazer um termo de largada contendo as informações pessoais, local da largada, data e hora. Estas informações de local, data e hora você deve pegar do primeiro cupom fiscal de abastecimento, ou seja, o posto de largada. Este formulário deve ser assinado por uma testemunha (aquela que presenciou a largada) e ter todas as informações de contato desta pessoa.
Termo de Chegada - Parecido com o Termo de Largada, mas neste formulário tem as informações do local, data e hora da chegada. Também deve conter as informações do cupom fiscal do último abastecimento, dados de contato de outra pessoa como testemunha de chegada e assinado por ela. Preferencialmente esta testemunha deve ter o endereço próximo ao local da chegada, ou seja, se você terminou sua prova na X, esta pessoa deve residir próximo a esta cidade.
Log - Este é um dos principais documentos, pois contém todas as informações do trajeto, pontos de paradas com horários de chegada e saída, motivo da parada, tempo de parada, tempo de um ponto a outro, distância, etc. Esta planilha é uma cópia digitada daquela planilha em branco, mencionada acima, que você deve preencher durante a prova. Também deve ser enviada uma planilha para cada integrante da prova, pois, além dos horários poderem ser diferentes, cada um tem suas informações dos odômetros da sua moto, quantidade de combustível e quilômetros rodados.
Autorização de Débito - Cada integrante deve enviar uma cartinha autorizando a IBA descontar do seu cartão de crédito as taxas para certificação. Cada certificação custa aproximadamente U$ 45,00 (quarenta e cinco dólares). Caso não queira postar dados do seu cartão de crédito, a IBA também aceita pagamentos via Pay Pal, neste caso, passe as informações da sua conta para débito das despesas.
Mapas - Encaminhe junto com os documentos uma ou mais cópia de mapas sinalizando o roteiro feito e as principais cidades por onde passou. Em geral eu imprimo uma cópia do mapa contendo a plotagem dos tracklogs do GPS ewaypoints das principais cidades e postos de abastecimento. Você pode enviar mapas rodoviários comprados em bancas de revista, sinalizando o roteiro e as principais cidades com uma caneta marca-texto.
Tracklogs do GPS - Como eu costumo fazer as provas com GPS, sempre gravo num CD todos os tracklogs do percurso e os waypoints dos postos e principais cidades. Esta não é uma exigência da IBA mas como os tracks contém todas as informações da prova, com local, data, hora, velocidade, etc, de todos os pontos, facilita a análise caso eles tenham alguma dúvida. Inclusive para o preenchimento da planilha de log, eu utilizo as informações coletadas no GPS, onde tem a informação exata da data e hora que entrei e saí do posto para abastecimento.
Para onde enviar
Junte todos estes documentos dos integrantes e envie por SEDEX internacional para a IBA no endereço abaixo:
TO (para)
IRON BUTT ASSOCIATION
P.O. Box 9450,
Naperville, IL 60567-9450
USA

Fonte:
http://www.mazzo.net.br/motocadas/ironbutt/comofazer.htm



Pronto, se você  assim como nós ainda não realizou a prova por falta de informações, agora não tem mais essa desculpa. Simbora escolher o trajeto e fazer o Iron Butt???

Boas estradas!!!!

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